quinta-feira, 16 de julho de 2015

FESTAS NA ALDEIA DAS CASAS BAIXAS - PEGO 2015


Aproxima-se o mês de Agosto, mês tradicional dos festejos em honra, da Nossa Senhora do Rosário.

Nos dias 31 de Julho, 1, 2, 8, 9 de Agosto visite a aldeia do pego e divirta-se e como já é tradição da Aldeia do Pego, festa sem petiscos e animação não e festa. Venha saborear os tradicionais  e já famosos petiscos  e assistir ás actuações musicais que se prolongam pela noite dentro.
Dia 31 de Julho
  • Grupo Musical "Street Band"
  • Escolinhas de Folclore e Rancho Folclórico da Casa do Povo do Pego

Dia 01 de Agosto
  • Grupo Musical "Carlos Catarino"
  • Banda Brasileira "Balada Boa"
Dia 2 de Agosto
Dia 8 de Agosto
  • Grupo Musical "F&M"
  • Festival de Folclore
Dia 9 de Agosto

terça-feira, 14 de julho de 2015

NOTICIAS... SOBRE A ALDEIA DAS CASAS BAIXAS 2015

NOTA: "TOZIBLOG" DESDE O INICIO DA SUA ACTIVIDADE JÁ ULTRAPASSOU AS 100 Mil VISITAS. A TODOS VÓS O MEU MUITO OBRIGADO!



Para aquele que andam um pouco distraídos... e que referem que na Aldeia do Pego nada de novo acontece.. É só levantar um pouco a cabeça e olhar um pouco à sua volta...e participe nos eventos realizados na Aldeia das Casas Baixas!

Para os nossos emigrantes, que se encontram longe da sua terra natal... um pequeno resumo do que tem acontecido na Vossa Aldeia! Para vós um grande abraço daqui... da Aldeia das Casas Baixas!

(P.S: se por algum motivo me esqueci de alguma organização e/ou evento importante, ou a informação dada esteja de algum modo incorrecta poderá me contactar por AQUI.. que a mesma será corrigida!)

CAMP

O CLUBE DE AVENTURA E MOTORIZADO DO PEGO (CAMP), começou a sua actividade em 2007 desde então tem no seu currículo inúmeros eventos, iniciativas estas que enriquecem a Aldeia das Casas Baixas.

O clube Aventura e Motorizado do Pego, desde o inicio do ano de 2015, já organizou vários eventos, entre os quais, o 8º Raid de BTT, o 10º Passeio Pedestre, o Passeio de clássicos, o Troféu Nacional de Perícia, e está neste momento a ultimar o 1º Passeio de Cicloturismo.

O CAMP mantém assim, a mesma dinâmica que tem vindo a ter ao longo destes anos, mantendo a Aldeia do Pego nos calendários dos eventos tanto locais como nacionais.




Secção Desportiva

A Secção Desportiva da Casa do Povo do Pego, ficou em 2º lugar na classificação final na época 2014/2015 com 39 pontos, tendo ficado a 1 ponto do 1º lugar.

Com o resultado alcançado a C.P. Pego mantém-se na II Distrital.

A Secção Desportiva da Casa do Povo do Pego também vem mantendo as "escolinhas", dando oportunidade aos jovens Pegachos a possibilidade da pratica de um desporto que é rei no nosso pais.

A Realização de outros eventos, tendo sido outra das actividades desta secção desportiva, eventos angariadores do verbas necessárias para a sua manutenção, como foi a Feira do Caracol realizada nos dias 19,20,21 de Junho.


Associação Juvenil Recreativa e Cultural do Pego


A associação juvenil recreativa e cultural do pego, foi reactivada por vários jovens Pegachos que têm vindo deste modo, reanimar a vida cultural e social da aldeia das casas baixas.

Dos eventos realizados até este momento no ano de 20015, destacam-se a grande noite de carnaval, 3º Pego´arte, aula de zumba no largo do cruzeiro, festa jukebox, os santos populares no muro da praça, participação nas festas de Abrantes com uma "tasquinha", e tem previsto para o próximo dia 18 de Julho um workshop sobre auto maquilhagem.



Da AJRCP destaca-se também a Pego TV que poderá encontrar em:



BTT Trilhos do Pego 
(Equipa Desportiva Amadora)

O BTT Trilhos do Pego nasceu, à pouco tempo, da vontade de vários amantes de BTT desta freguesia. Quem conhece a Freguesia do Pego e gosta da prática da modalidade de BTT encontra na Aldeia das Casas Baixas um sem numero de trilhos com paisagens arrebatadoras.

De certo uma mais valia para a Aldeia do Pego e os amantes da pratica de BTT.




Rancho Folclórico do Pego

O Rancho Folclórico do Pego é o principal embaixador itinerante do nome e da cultura Pegacha.

Formado em 1952, inicialmente com seis pares, uns ferrinhos, um saxofone e um acordeão, tinha o nome de "Marchas do Pego" pois, o seu objectivo era o de dançar durante os santos populares, no carnaval, pelos reis, etc.

Em Junho de 1953, pelo apelo de fazer juntar as danças, os cantares e os trajes que eram característicos da época 1900-1920 que se sabia existirem no Pego, mudou de "Marchas do Pego" para "Bailarinos do Pego".

Exibiu-se pela primeira vez como "Bailarinos do Pego" na primeira feira do Ribatejo, hoje também chamada feira nacional de agricultura em Santarém, onde ganhou especial ânimo e, desde então, não parou mais a sua actividade. É em consequência, o mais antigo grupo do Ribatejo com vivência ininterrupta.

Com o aumento dos seus componentes e a criação da Casa do Povo, passou a designar-se "Rancho Folclórico da Casa do Povo do Pego", nome que ainda hoje mantém.
O Rancho Folclórico da Casa do Povo do Pego é, também, membro da Federação Portuguesa de Folclore.

Grupo Infantil

Foi formado em 2003, com o intuito de participar nas comemorações do 50º aniversário do Rancho Folclórico da Casa do Povo do Pego.

É, actualmente, composto por 15 pares com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos. Os trajes são cópias dos originais usados pelas crianças na época 1920-1930.
É bastante requisitado para apresentações em diversos eventos.




Centro social do Pego

O centro Social do Pego é uma Instituição de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, sediada na freguesia do Pego.

A criação desta instituição nasceu do associativismo de algumas pessoas, que apos constatarem as necessidades da freguesia em relação ao apoio a idosos delinearam em modos gerais aquilo que seria a Associação Centro Social do Pego.

A sua fundação data de 23 de Julho de 1991, a construção do edifício sede teve inicio a 4 de Março de 1995. Neste momento O centro Social do Pego tem valencias desde de uma creche, ATL, Centro de Dia, Apoio domiciliário e Estrutura residencial Sénior (Lar).

O centro social do Pego é sem duvida uma valência de enorme valor para a freguesia do Pego




VDF - Vale de Ferreiros
 
VDF - Vale de Ferreiros, nasceu nas margens do rio tejo, com um conceito de alojamento em espaço rural; Turismo de Aldeia do Pego.

É no entanto o Centro Equestre Vale de Ferreiros que veio colocar a Aldeia do Pego nos calendários dos concursos Hípicos, nacionais e internacionais.

Palco de eventos da Federação Equestre Portuguesa , na competição de saltos Nacional C, como são exemplos o Concurso da Páscoa, Taça Ibérica, entre outros.





Junta de Freguesia do Pego



Aproxima-se o mês de Agosto, mês tradicional dos festejos em honra, da Nossa Senhora do Rosário.

Nos dias 31 de Julho, 1, 2, 8, 9 de Agosto visite a aldeia do pego e divirta-se e como já é tradição da Aldeia do Pego, festa sem petiscos e animação não e festa. Venha saborear os tradicionais  e já famosos petiscos  e assistir ás actuações musicais que se prolongam pela noite dentro. ( Programação a apresentar brevemente)

(P.S: se por algum motivo me esqueci de alguma organização e/ou evento importante, ou a informação dada esteja de algum modo incorrecta poderá me contactar por AQUI.. que a mesma será corrigida!)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...