quinta-feira, 1 de julho de 2010

A Central Termoelectrica do Pego - A Poluição Gerada!


A construção da Central Termo Eléctrica do Pego iniciou-se em Novembro 1989 com o começo da montagem do 1º Gerador de Vapor. Desde então já passaram 20 anos de convivência entre os pegachos e a central termoeléctrica.
No entanto quase desde sempre que ao olhar para aquela enorme chaminé (a branca e vermelha), que sinto curiosidade de saber qual é o tipo de poluição que dela sai e como nos afecta directamente.
Por este motivo fiz uma busca na internet, sobre os dois temas, descobrindo vários relatórios oficiais que falam sobre este assunto.

Sobre a poluição emitida existem quatro principais componentes emitidos para a Atmosfera, que são o OZONO (O3), o DIOXIDO DE ENXONFRE (SO2), o DIOXIDO DE AZOTO (NO2) e as partículas (cinzas e outros).
E como é que estes produtos nos afectam directamente? Consultando a Wikipédia descobre-se que o OZONO (O3) presente na troposfera é um perigoso poluente que além de provocar problemas respiratórios e o smog (nevoeiro fotoquímico), também degrada tecidos e danifica plantas, o DIOXIDO DE ENXONFRE (SO2) é, juntamente com o dióxido de azoto (NO2), um dos principais causadores da chuva ácida, pois, associado à água presente na atmosfera, forma ácido sulfuroso e o DIOXIDO DE AZOTO (NO2) é um gás irritante para os pulmões e diminui a resistência às infecções respiratórias. Os efeitos às exposições de curto prazo ainda não são bem conhecidos, mas a exposição continuada ou frequente a níveis relativamente elevados pode provocar tendência para problemas respiratórios em crianças e grupos de risco como os asmáticos

EM RESUMO: A Poluição da Central Termoeléctrica do Pego causa ás populações que afecta problemas respiratórios, diminui a resistência ás infecções respiratórias, em que a continuada exposição pode provocar tendência para problemas respiratórios em crianças e grupos de risco como os asmáticos, como também degrada os tecidos e danifica as plantas. Alem disso provoca a chamada chuva ácida como contribui para o aquecimento Global.

Como já havia referido, já convivemos com esta Central á cerca de 20 anos. Durante este período não me lembro se a Pegop, ou algum Departamento de Saúde efectuasse um estudo sobre os efeitos da poluição na população, nem de nenhum evento direccionado á população em geral para abordar este tema.
Todos sabemos que a Central gera milhões em lucros anuais (os relatórios oficiais assim o dizem), no entanto desconhece-se se algum deste lucro é aplicado em estudos sobre os efeitos da poluição na população. Com a construção da nova central a gás natural, é natural que esta Poluição aumente, pelo que deve aumentar também a preocupação sobre os efeitos desta.
Relembro que o Pego tem uma elevada população jovem, e não só, e que esta população pela “boa vizinhança” que sempre teve com a Central e as empresas que a gerem, e com o aumento previsível das emissões poluentes, deverá merecer uma maior atenção por todos os responsáveis envolvidos.

Poderá visualizar os dados ambientais actualizados sobre a poluição gerada aqui.
 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...